Funcional

O que é o Treinamento Funcional?
"Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência".(CAMPOS; NETO, 2004).

O treinamento funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade (direcionado a alguma modalidade). As situações do cotidiano, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.
A maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas. (Thompson, Cobb e Blackwell, 2007; Rutherford e Jones, 1986).
Treinamento Funcional é uma atividade física bem dinâmica e mais atrativa que as atividades ou treinos convencionais. Em um só treino conseguimos trabalhar a força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e condicionamento físico.

Quem pode fazer?
Certamente pessoas que já vem de outras modalidades esportivas, terão uma melhor adaptação ao treinamento funcional. Porém TODOS podem praticar no Studio Atividade Monitorada, dependente dos fatores como idade e sexo, problema de saúde, lesões e objetivos. Mas lembre-se: antes de se submeter a qualquer atividade física, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.

Como é feito?
A maioria dos exercícios serão realizados com o próprio peso corporal. À medida que o aluno evolui, aumentam-se os desafios, complementando-os com acessórios, como bosú, minitrampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, corda, saltos...

Quais são os benefícios?
- Tonificação muscular;
- Maior complexidade do movimento;
- Envolvimento de várias capacidades físicas;
- Aceleração do metabolismo e gasto energético muito maior;
- Melhora da flexibilidade;
- Emagrecimento;
- Otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório;
- Motivação e do aumento da autoestima.

 

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